coronavirus

Comunicado COVID-19: No contexto da atual situação, aconselhamos que opte por evitar visitas aos nossos espaços comerciais. Compre online, sozinho ou com o apoio dos nossos comerciais especializados, disponíveis para esclarecer as suas questões e ajudar no processo de compra caso necessário - Saber Mais

Bombagem Solar

Bombagem Solar

Os sistemas solares fotovoltaicos associados a uma bomba de água para furo automatizam e simplificam o processo de obter água em locais onde não existe energia elétrica.

As bombas solares podem ser alimentadas diretamente pelos painéis fotovoltaicos, armazenando a água num depósito, ou podem recorrer a baterias para funcionarem sempre que necessário.

São concebidas para funcionar em condições remotas e difíceis com uma expectativa de uma longa vida útil.

 

Principais vantagens da Bombagem através da Energia Solar:

– Dispensa o uso da rede eléctrica convencional ou gerador a diesel
– Facilidade de instalação
– Baixo nível de manutenção­
– Longa vida útil principalmente dos painéis fotovoltaico: superior a 25 anos
– Bombagem sem emitir ruídos ou poluição
– Dispensa o uso de baterias
– As regiões de maior necessidade de água geralmente possuem óptima insolação
– O agricultor não está sujeito a aumento do preço da electricidade ou combustível

 

Dimensionamento e Custo do sistema

Uma análise criteriosa deve ser feita confrontando o custo de extensão da rede eléctrica convencional para alimentação de uma bomba comum ou, movida a diesel, versus o bombeamento solar. Essa comparação deve levar em conta não apenas o investimento inicial, mas também os gastos de operação e manutenção, além das características específicas do local e do poço.
Na prática o custo do sistema de bomba solar pronto para instalar varia de 1.500€ (para alturas mano-métricas até 15metros e caudal de 200 litros/hora) até mais de 20.000€ (para alturas mano-métricas até 250 metros e caudais até 250m3/hora).